Topo

Piscianos são todos iguais? Como o ascendente muda o signo de Peixes

Universa

21/02/2019 04h00

(Foto: iStock)

Duas pessoas nascidas na mesma casa do zodíaco (e, portanto, tendo o mesmo Sol), jamais serão iguais – nem irmãos gêmeos são! Boa parte das peculiaridades de alguém que nasceu em Peixes, por exemplo, só são conhecidas com uma análise completa do mapa astral, mas algumas distinções tornam-se evidentes quando analisado o ascendente da pessoa.

Veja também

"O sol aponta o que somos e o que queremos ser enquanto indivíduos. Já o ascendente é responsável por nos mostrar como chegaremos lá.  Também pode ser compreendido como a entrada para o nosso 'eu' e isso implica em como nos mostramos para o mundo e como as pessoas nos veem", pontua Serena Salgado, astróloga do Astrocentro.

Por isso, é importante não só saber como também conhecer o nosso ascendente, que reflete diretamente nas características dos nativos de cada signo. Com ajuda da especialista Serena, listamos os diferentes perfis que podem ser identificados entre os nativos de Peixes, o signo do mês.

Peixes com ascendente em Áries

A sensibilidade de Peixes ( amoroso, reservado e um pouco inseguro) se mistura com a força de Áries, autocentrado e até duro e direto demais. O pisciano é regido pela Água; o ariano, pelo Fogo. O mix das duas energias provoca rompantes emocionais intensos no nativo, que pode se mostrar cheio de vigor num momento e fraco em outro, além de viver conflitos emocionais íntimos – ora assertivo e atuante, ora passivo e triste.

Peixes com ascendente em Touro

Peixes é distraído, disperso e imaginativo, o que significa pouco foco em questões que exigem praticidade. Como é um signo que vive conforme as correntes emocionais que o levam dos momentos agradáveis à forte tristeza, é através do ascendente Touro que encontra vontade de erguer as estruturas sólidas da vida, com mais pé no chão, conquistando disciplina e empenho.

Peixes com ascendente em Gêmeos

Quem nasce com esse perfil vai sentir mais a força do ascendente depois dos 27 ou 28 anos de idade. Peixes é um signo mutável, que não se sente à vontade fazendo sempre as mesmas coisas na vida, o que também acontece com Gêmeos. Os dois são criativos e gostam de liberdade, mas as afinidades terminam aí. Um segue o fluxo da água inconscientemente (sentindo, intuindo e se deixando levar), enquanto o outro adora pensar, se informar, analisar e ponderar antes de agir. Essa combinação pode paralisar as ações do pisciano – na combinação entre razão e emoção, não há vencedor.

Peixes com ascendente em Câncer

Os dois signos são regidos pela Água e, portanto, seguem o mesmo fluir da intuição. São amorosos, sensíveis, gostam de cuidar, proteger e se doarem. O pisciano deve sentir mais o lado de Câncer  a partir dos 28 anos. Com isso, sua empatia será focada mais na família e nas pessoas especiais, pois se mostrará mais emocional e apegado, possessivo e um pouco carente.

Peixes com ascendente em Leão

Piscianos são artísticos, se emocionam com música e pinturas, adoram criar, são talentosos e, quando o ascendente Leão entra em cena, essa energia tende a ser canalizada. Ele coloca a insegurança e a timidez de lado e passa a se mostrar, ou seja, deixar sua assinatura através da manifestação de seus talentos. Pode ser difícil no início, mas Peixes ficará mais empoderado, confiando mais nele mesmo.

Peixes com ascendente em Virgem

Aqui, a energia dos opostos complementares acontece! Peixes gosta de se deixar levar pelas ondas submersas do inconsciente para chegar onde quer, mas Virgem é controlador, analítico, meticuloso e quer organizar a vida. Ou seja, a energia do ascendente poderá ser sentida como uma âncora sob os pés dos piscianos, atrapalhando seus movimentos. Se bem aproveitada, vai trazer foco e direcionamento.

Peixes com ascendente em Libra

A energia de Peixes, que tem um lado forte de agradar as pessoas, de tolerância e afetividade, torna-se bem mais exaltada quando o ascendente entra em ação. Libra é signo regido pelo Ar e, portanto, mais mental, embora tenha um lado sentimental forte. Essa energia será direcionada para a harmonia constante na vida de Peixes, evitando conflitos, sendo diplomático e muito paciente. Na prática, ele vai falar "sim" quando gostaria de dizer "não" e aceitar o que não quer para agradar – e, por isso, precisará aprender a firmar a própria identidade.

Peixes com ascendente em Escorpião

Tanto Peixes quanto Escorpião são regidos pela Água e essa energia dupla pode trazer alguns conflitos: o pisciano adora ser gentil e, via de regra, é amoroso e curte manifestações afetivas. Mas com esse ascendente, ficará mais reservado e interiorizado, o que o torna mais desconfiado e o deixa com pé atrás com algumas situações e pessoas. Com o tempo, essa mistura o ajudará a ser mais focado e a ter estratégias contundentes para defender seu espaço.

Peixes com ascendente em Sagitário

Tem a dupla regência do planeta Júpiter – logo, tudo tem que fluir bem. A dupla energia traz muita espiritualidade e a necessidade de se exprimir na vida sem rotinas, com liberdade de ação e, de preferência, de forma descontraída. Mas Peixes é da Água e Sagitário, do Fogo e isso pode acabar em rompantes de tristeza e alegria, de otimismo e pessimismo, indo muito rápido do 8 ao 80.

Peixes com ascendente em Capricórnio

O Sol em Peixes traz uma forte onda emocional, que leva o nativo a ser muito amoroso e empático com as dores do mundo. Ele ama ajudar e é bastante desligado da realidade (porque isso o ajuda a não se ferir com o que acontece no mundo). Mas o ascendente em Capricórnio traz um jeito novo de enxergar a vida, mostrando que, sem praticidade e estruturação, ele não conseguirá fazer nada do que deseja. Essa mistura vai ajudar o pisciano a lidar com responsabilidades e realidades até difíceis, sem deixar seu emocional interferir.

Peixes com ascendente em Aquário

Dois signos humanitários e sensíveis com as dores das pessoas e que gostam de ajudar a todos. Por isso, nessa combinação, não existe o termo "eu", mas sim o "nós". Porém, Aquário é gregário e empático com os demais, mas um tanto frio nas relações (ao contrário de Peixes), dividindo o pisciano no desejo de ser amoroso e afetivo versus ser racional e mais impessoal. Com o tempo, ele tende a encontrar o caminho do meio.

Peixes com ascendente em Peixes

Quando o signo solar é igual ao ascendente, a energia do signo costuma ser extremamente forte. Assim, Peixes com Peixes vai exaltar as qualidades do signo — um ser lúdico, afável e harmonioso com as pessoas, assim como as qualidades de empatia com o sofrimento alheio, místico e de natureza espiritual, sensível e imaginativo. A estrutura pode variar de acordo com o posicionamento de outros planetas no mapa astral. Além do mais, quando há excesso de uma energia no mapa, a pessoa pode, inconscientemente, se voltar para o signo oposto (neste caso, para Virgem), revelando qualidades práticas e metódicas em sua personalidade.

Claudia Dias, em colaboração para Universa.

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.