Topo

Marie Kondo no zodíaco: quem compra mais e desapega mais fácil

Universa

14/02/2019 04h00

Foto: Divulgação Netflix

Se você ainda não maratonou a série "Ordem na Casa com Marie Kondo", na Netflix, é uma das poucas pessoas que (ainda) não está repensando seus hábitos de consumo e organização.

A "guru" japonesa, best seller há tempos, está mostrando aos ocidentais como é possível ter uma vida mais leve, clean e feliz, abrindo mão de muita coisa que não faz sentido e ordenando o que sobra, de maneira eficaz.

Veja também

Nem todo mundo caiu nas graças do método KonMari, criado pela especialista em arrumação. É que tem gente que não consegue deixar de lado o hábito de comprar e, também, quem encontre muita dificuldade em deixar tudo lindo e maravilhoso dentro de casa.

Um jeito fácil de identificar quem é quem neste cenário é recorrer à astrologia. Por isso, conversamos com a astróloga Vivi Pettersenn (@viviastrologica, no Instagram), que revela o comportamento dos signos e quanto o método de Marie Kondo pode funcionar na vida deles.

Áries

Por ser ligado ao elemento Fogo, às vezes, o ímpeto toma conta de Áries , que se revela um signo bem enérgico. Na hora das compras, é aquele sujeito que pode gastar mais do que deve conforme a emoções –se está muito feliz, compra; se está triste, também. Costuma ser organizado com seus pertences e, quando sente a necessidade de desapegar-se de alguns objetos, faz isso sem sofrimento. Tal como ocorre com as compras, o desapego pode se revelar igualmente um ato impulsivo.

Touro

É o signo que rege o dinheiro, o que significa que o nativo de Touro costuma pensar muito antes de comprar algo. Tende a ser bem organizado, já que pode se perder diante da bagunça. Mas é bem apegado ao que possui – o que, aliás, é um dos lados "sombras" desse signo. Tal característica se transforma em dificuldade ao tentar se desfazer dos seus itens, mesmo que comprados há anos e nunca usados.

Gêmeos

Por ser um signo plural, o foco é algo que precisa ser cultivado em Gêmeos. Ou seja, ele pode, sim, gastar por impulso e desnecessariamente. Por outro lado, não possui muito apego aos bens e tem facilidade para se desfazer. Já em relação à organização, é algo que oscila e depende muito do setor da vida.

Câncer

Consumismo, com Câncer, é uma palavra que só faz sentido quando envolve emoção e família. O nativo tende a gastar mais com os outros do que com ele mesmo. Por ser um signo que rege o ambiente doméstico, a organização faz parte da sua vida, já que se sente melhor em ambientes limpos e ordenados. Agora, desapegar-se já é um problema, sobretudo se o objeto em questão tiver algum valor sentimental – uma das partes mais difíceis do método desenvolvido por Marie Kondo.

Leão

Existe uma tendência forte de consumo por parte do leonino. Ele não se incomoda em desembolsar dinheiro para adquirir itens (às vezes, por impulso) principalmente para ele mesmo. Tudo depende do seu estado espírito no momento. Leão costuma ser organizado com seus itens, mas nada sistemático – apenas gosta de deixar tudo certo e a seu dispor, sem se preocupar com arrumações. O apego ao que lhe pertence também tem a ver bastante com o momento. Ele pode ter dificuldade de se livrar de algo que custe caro, por exemplo.

Virgem

Signo do elemento Terra, realista e bem prático, Virgem gasta seu dinheiro com consciência. Para se ter uma ideia, costuma demorar bastante para obter algo muito caro ou luxuoso. É extremamente organizado e sistemático, inclusive com arrumação. Até sua bagunça chega a ser organizada! Não possui dificuldade alguma em abrir mão de itens pessoais, tanto que tende a fazer esse movimento constantemente, sobretudo se está substituindo-os por algo melhor.

Libra

Despojado, o nativo de Libra oscila entre ser e não ser consumista. Vai muito da ocasião, apesar da tendência em gastar mais quando está "socialmente ativo", ou seja, em festas, viagens, encontros. O libriano é organizado para algumas situações; para outras, nem tanto. A real é que precisa de uma certa disciplina para se organizar bem. Se Marie Kondo aparecer na sua vida, o nativo não fará nenhum drama para se livrar do que está sobrando em casa, a não ser dos itens ligados a amores do passado ou a alguém importante.

Escorpião

Quem nasce na casa de Escorpião é o cliente perfeito para a guru japonesa, já que se trata de uma pessoa que encara esse assunto com intensidade. Tem consciência sobre consumo, apesar de não ser infalível diante da vontade de comprar, vez ou outra. Pode ser organizado, mas não sistemático, a ponto de ter certa bagunça em algum canto da casa — o que não é problema, no seu ponto de vista. Agora, desapego é com ele mesmo; pode ser o que for. Se não fizer mais sentido para o nativo, ele aperta o botão "delete" sem receio algum. Tal atitude pode doer? Sim. Mas o escorpiano prefere tirar da sua vida algo que não lhe faz bem em vez de ficar olhando para aquilo o tempo todo.

Sagitário

Signo de Fogo, o consumo de Sagitário gira em torno de uma grande energia, dependendo do seu humor ou estado de espírito. Viagens e aventuras de todos os tipos podem ser os itens principais do seu perfil de consumismo. Em relação à casa, é uma pessoa que pode ter a bagunça organizada, em vez de ser alguém totalmente organizado. Tem facilidade para se desapegar de qualquer objeto. Afinal, não cabe muita coisa na mala de viagem…

Capricórnio

Realista e prático, Capricórnio tem todas as suas contas em planilhas e dificilmente gasta por ímpeto. É alguém que leva estes assuntos bem a sério e trata tudo com disciplina e responsabilidade. Se Marie Kondo falar para o capricorniano se desapegar do que não está usando, ele manda embora prontamente tudo o que não fizer mais sentido para ele.

Aquário

Taí um signo oscilante em relação ao consumismo: Aquário pode ter momentos de planejamento de futuro, como também gastar mais do que consegue pagar. Só não costuma gastar por ímpeto porque, mesmo sendo ligado ao elemento Ar, é extremamente mental e racionaliza antes. O mesmo pode ser dito em relação à arrumação: se encontrar um sentido para deixar tudo arrumado, fará de tudo para organizar (e manter assim). Ah! Não tem apego algum com objetos, inclusive aqueles com peso sentimental.

Peixes

O pisciano tem tendência a gastar de acordo com seu estado emocional. Para ele, o hoje é mais importante do que o amanhã. Peixes pode, inclusive, usar a ilusão e a fantasia para justificar seu consumo. Possui leve queda para desorganização – por pura falta de atenção, a bagunça acaba fazendo mais sentido para o dia a dia dele. É bem apegado a objetos e bens. Só é capaz de jogar algo fora no último momento, em circunstâncias extremas. Caso contrário, guarda-roupa e armários vão continuar lotados com peças de 10, 15 anos atrás.

*Claudia Dias, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.