Topo

Aproveite a ação da lua e programe-se com o calendário lunar 2019

Universa

02/01/2019 04h00

Foto: iStock

A lua, nosso satélite natural, atua diretamente sobre o planeta Terra. Seus reflexos, porém, vão bem além: afetam o humor, o peso e até o comportamento humano, entre outras situações.

Detalhe: cada fase da lua, que dura em torno de uma semana, possui características próprias, podendo influenciar nas escolhas que toda pessoa faz, bem como nos resultados.

Veja também

Para entender um pouco mais a ação do satélite e descobrir como tirar proveito de todos os estágios, conversamos com o astrólogo Brendan Orin, do Astrocentro. Aproveite e saiba quando ocorrerão as mudanças de fase, com o calendário lunar de 2019.

Lua nova: tire os projetos do papel

Em 2019: 6 de janeiro, 4 de fevereiro, 6 de março, 5 de abril, 4 de maio, 3 de junho, 2 de julho, 1 e 30 de agosto, 28 de setembro, 28 de outubro, 26 de novembro e 26 de dezembro.

Como o nome já indica, representa o início, período em que os planos e objetivos devem ser colocados em prática. "Aproveite todos os inícios de ciclo lunar para definir metas e, também, revê-las", diz o astrólogo Brendan Orin. No meio profissional, a lua nova é bastante favorável. Por isso, dedique-se ao trabalho, mostrando seu potencial sob o apoio extra das forças do astro.

Um detalhe: relacionamentos que nascem na lua nova tendem a não ser muito duradouros, já que são influenciados por energias novas. "Às vezes, os planos e expectativas pessoais não são alcançados, o que pode gerar frustração", diz Brendan.

É uma ótima fase para cuidar do corpo e da mente. Porém, a lua nova colabora com o ganho de peso – ou seja, não se assuste se comer mais do que o normal ou perceber quilinhos a mais nesta ocasião.

  • Quem nasce na lua nova: é cheio de energia, pensa positivo, tem espírito criativo, costuma ser amigável e gentil. Em virtude das influências de inovação e renovação, tende a buscar novos desafios e mudanças constantes. Há momentos em que prefere ficar introspectivo, justamente quando está refletindo sobre novos planos.

Lua crescente: faça os planos vingarem

Em 2019: 14 de janeiro, 12 de fevereiro, 14 de março, 12 de abril, 12 de maio, 10 de junho, 9 de julho, 7 de agosto, 6 de setembro, 5 de outubro, 4 de novembro e 4 de dezembro.

É nesta fase da lua que tudo o que precisa ser ampliado e melhorado deve receber todas as atenções. Isso inclui desde saúde e força física como um novo sentimento ou mesmo um negócio em fase inicial. Também contribui para os estudos, sendo uma ótima ocasião para começar aquele curso tão desejado.

"A lua crescente traz a energia para os planos interrompidos. Diferente do período de lua nova, ela não é para fazer novos planos e, sim, colocar os antigos projetos em prática", pontua o especialista do Astrocentro.

Também é bastante benéfica para as finanças, o que significa ser o melhor momento para se investir dinheiro. No amor, é favorável para se começar romances. Se o crush já está ao lado, a fase é auspiciosa para dar um passo à frente e tornar as coisas mais sérias.

Para a turma que quer cortar o cabelo e tem medo de se arrepender, a crescente favorece o desenvolvimento dos fios.

  • Quem nasce na lua crescente: carrega a energia de evolução, tanto em seus atos como nos pensamentos. Está sempre à disposição e a postos para participar de algo. Beneficia-se com o fácil aprendizado e faz vários amigos, já que é bastante expansivo e comunicativo.

Lua cheia: use a razão para equilibrar a emoção

Em 2019: 21 de janeiro, 19 de fevereiro, 21 de março, 19 de abril, 18 de maio, 17 de junho, 16 de julho, 15 de agosto, 14 de setembro, 13 de outubro, 12 de novembro e 12 de dezembro.

A lua cheia é responsável pelos sentimentos, o que significa necessidade de incluir a razão no dia a dia, principalmente nas tomadas de decisões. "Procure ser mais racional do que emocional", recomenda o astrólogo.

Evitar confrontos também é necessário. Isso porque as emoções mantêm-se à flor da pele neste período e uma simples conversa pode acabar em briga.

Outra coisa: é comum as pessoas sentirem o corpo mais inchado durante a lua cheia, devido à retenção de líquidos. A saúde, aliás, merece atenção especial. É um bom momento para começar atividades físicas, marcar exames pendentes e se cuidar.

Para quem acredita no Sagrado Feminino, a luz da lua cheia é importantíssima. A energia  desta fase é tão poderosa e intensa que os menos acostumados acabam ficando irritados.

  • Quem nasce na lua cheia: é romântico e adora desafios, tanto pessoais como profissionais. É extrovertido e amável, ama a noite e tem energia de sobra.

Lua minguante: reflita e encerre ciclos

Em 2019: 27 de janeiro, 26 de fevereiro, 28 de março, 26 de abril, 26 de maio, 25 de junho, 25 de julho, 23 de agosto, 22 de setembro, 21 de outubro, 19 de novembro e 19 de dezembro.

A última fase da lua representa todos os processos encerrados – aqueles planejados na lua nova e executados na crescente. Por isso, é um período de reflexão, de fazer balanços e avaliar os passos e o desenrolar da vida.

Como finalizadora de ciclos, ajuda a colocar um ponto final em diferentes situações, incluindo doenças, problemas familiares, estresse… Tudo pode, literalmente, minguar nesta fase.

É boa oportunidade para dar uma reviravolta no cotidiano, pensando em autocuidados. Quem sente algo prejudicando a saúde deve usar o momento para mudar radicalmente a alimentação, os hábitos e até mesmo os pensamentos.

  • Quem nasce na lua minguante: enxerga qualquer situação como um todo, considerando os lados positivo e negativo, sem se abalar com isso. É comprometido, organizado e bastante focado nos estudos e objetivos pessoais.

Claudia Dias, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.