Topo

É hoje! Solstício de Verão traz força para novos começos e energia de sobra

Universa

21/12/2018 04h00

É verão! A estação mais aguardada por uns e a menos querida por outros começa neste dia 21 de dezembro. Enquanto a temperatura vai lá no alto, temos dias mais iluminados e energia de sobra para fazer aquilo que durante o inverno não foi possível. Isso porque é comemorado o Solstício de Verão, o momento exato da transição entre a primavera e o verão. Um dia tão poderoso que antigamente acreditava-se que tudo aquilo que fosse sonhado durante a noite se tornaria realidade em breve.

Do ponto de vista astronômico, é quando acontece um alinhamento entre Terra e Sol e o planeta recebe mais incidências de raios solares pela proximidade do astro. É por isso que o dia acaba sendo mais longo. Já do ponto de vista espiritual e energético, a transição entre estações marca um verdadeiro renascimento, um momento de reafirmar a continuação da vida.

Veja também

O solstício marca a comemoração do festival de Litha, que faz parte das oito celebrações da Roda da Vida, uma espécie de calendário celta que traz cada uma dessas celebrações, também conhecidas como Sabbats. Até hoje simpatizantes e praticantes da Wicca ou outras crenças neopagãs costumam celebrar e comemorar os Sabbats. No hemisfério sul, o Litha é comemorado entre os dias 20 e 22 de dezembro, tendo seu ápice no dia 21, com a entrada do Verão. Já no hemisfério norte, é comemorado entre 20 e 22 de junho, quando é inverno no Brasil.

É no auge do verão que a natureza se encontra em seu momento de maior potência, por isso o festival de Litha festeja todo poder de criação e iluminação que o Sol traz nesta época. É o momento mais indicado para novos começos e para materializar metas que foram desenhadas lá no inverno, quando tudo ainda estava começando a ser semeado.

Para celtas e druidas, inclusive, o Solstício de Verão é considerado um dos dias mais sagrados do ano, justamente por conter toda essa potência vital do sol. O momento de fazer com que nossos planos deem frutos é agora, e a natureza pode ajudar nisso, basta saber qual a influência do momento presente.

Leia abaixo 5 dicas para aproveitar o Solstício de Verão!

Ativando a prosperidade

A potência criadora do Sol também ajuda a prosperar, sabia? Escreva seu desejo de prosperidade para esta nova fase e faça uma mandala com ervas, cristais e outros elementos que ajudam a atrair a riqueza material. Canela em pó ou em pau é uma ótima aliada. A Pirita, pedra conhecida como "Ouro de Tolo", também dá uma boa força ao seu pedido. Veja outras pedras para a prosperidade aqui.

Semeando sabedoria

Anda com vontade de descobrir novos assuntos? Pois o momento é perfeito para decidir um novo curso para o ano que vai entrar. Já pensou nisso? Faça uma lista de assuntos que te interessam e veja a possibilidade de fazer cursos rápidos, daquele de férias. Eles abrirão sua visão para novos horizontes e você pode inclusive colocar em prática alguma mudança que já estava pensando há tempos.

Transmutando o que não serve mais

Com todo seu calor e raios de fogo, o Sol tem o poder de transmutar aquilo que não queremos mais em nossa vida. Um exercício interessante para este dia é escrever em um papel tudo aquilo que não serve mais ou que você não deseja que continue em sua vida e queimar na chama de uma vela laranja ou amarela. Aproveitando a energia da Lua Cheia, em outro papel você pode escrever o que deseja para 2019 e plantar em um vasinho.

Decorando a casa

Decorar sua casa com elementos que têm a energia do verão ajuda a trazer toda a potência do momento para o seu lar. Algumas plantas que representam bem a estação são o girassol, alecrim e rosas amarelas. Outra dica legal, e ótima para o clima mais quente, é preparar uma mesa cheia de frutas da época, frescas e coloridas. Com elas, faça sucos e uma alimentação mais leve, assim você também prepara o seu corpo para esse novo ciclo.

Se abrindo para o novo

Antes de mais nada, o Solstício de Verão é um momento de cura e de força para continuar a nossa jornada. Porém, nada acontece como num passe de mágica, é preciso esforço e, em primeiro lugar, vontade. É importante que você esteja preparado para o novo, se permitindo deixar de lado crenças limitantes que te prendem no mesmo lugar. O maior exercício aqui é interno: reveja o que você quer se tornar, o que gostaria de alcançar e onde quer estar neste novo ciclo. Esse é o primeiro passo, e o mais importante!

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.