Topo

Segunda-feira é dia: veja como cada signo lida com a dieta

Universa

08/10/2018 04h00

 

Seu signo é bom de dieta? (Foto: iStock)

Só quem já tentou emagrecer mais de uma vez sabe o drama que é se deparar com um tentador bolo de chocolate ou uma lasanha recém-saída do forno. Nessas horas, dá vontade de esquecer o propósito (ou a necessidade) de perder os quilos extras e se entregar ao prazer da gula, sem remorsos.

Mas se você acha que todo mundo reage dessa maneira, está enganadíssimo. Enquanto muitas pessoas travam guerra contra a balança e o desejo de comer, outras tiram de letra as tentações à mesa. Sabe o que há por trás desse comportamento tão diferente? O horóscopo.

Veja também

Existe uma relação dos signos com a comida, o que se reflete na dificuldade (ou não) que cada casa do zodíaco tem para encarar uma dieta. Certos comportamentos e tendências são esperados entre os signos, mas alguns traços no mapa astral devem ser levados em conta, de acordo com a astróloga Virginia Gaia.

  • Quem tem uma Casa Seis (ligada ao sexto signo, Virgem, representando os aspectos de saúde, trabalho e atividades cotidianas) com grande concentração de planetas posicionados ali ou muitos planetas no signo de Virgem costuma apresentar preocupação maior com o que abastece o prato. "É gente que gosta de se alimentar direitinho, de comer corretamente ou adotar dietas especiais", diz a especialista. Pode resultar, também, em restrições alimentares.
  • Lua forte no mapa astral é outro fator que gera determinados estados emocionais que estimulam alguém a comer muito – como exemplo, Lua em Áries faz a pessoa descontar a ansiedade no prato; Lua em Touro reverbera o prazer em comer (e faz consumir demais); Lua em Câncer leva o nativo a cuidar dos outros, através dos alimentos que serve a eles.
  • Ter ascendente ligado ao elemento Água (signos Câncer, Escorpião e Peixes, no caso) aumenta as chances de ganhar e perder peso, com oscilações na balança. Um dos problemas recorrentes é retenção de líquido.

Mas não é só. Cada signo tem suas particularidades em relação à comida, como Virginia Gaia explica a partir de agora.

Áries

O ariano é aquela pessoa que gosta de fazer várias coisas ao longo do dia e precisa se alimentar direito para dar conta de tudo. Pode descontar sua ansiedade na comida, comendo demais ou desenvolvendo algum tipo de compulsão. O que facilita a manutenção do peso é que, da mesma forma que se joga no prato e aos sabores culinários, Áries  é bastante ativo e não tem preguiça para se exercitar e colocar o corpo em movimento.

Touro

É um dos signos mais ligados ao prazer de se alimentar. Quem nasce na casa de Touro, tem esse ascendente ou a Lua em Touro é alguém que valoriza o comer bem, assim como pratos apetitosos, calóricos e saborosos. O taurino adora reunir gente querida ao redor de um cardápio caprichado, inclusive em bons restaurantes, comandados por chefs famosos. Por isso, tende a ter certa dificuldade para perder peso. Mas como é um signo bastante vaidoso, entende que precisa equilibrar: se quer comer bem, terá de praticar exercícios para que a comilança não se transforme em quilinhos a mais.

Gêmeos

Como é um ser leve e tem um aspecto lúdico muito forte, acaba adotando hábitos alimentares (digamos assim) infantis – gosta de bolinhos, biscoitinhos, petit suisse, docinhos. Além do mais, não resiste diante da chance de experimentar comidas diferentes. É só falar sobre algo inusitado que o geminiano vai querer provar. Com tanta curiosidade por pratos incomuns, bem como a questão lúdica da alimentação, Gêmeos vai precisar compensar com uma vida bem ativa, gastando calorias na academia.

Câncer

O canceriano tem uma ligação afetiva com alimentação, desde reunir a família e os amigos numa refeição caprichada até se entregar à comida caso seu dia não esteja bom. Câncer gosta de cozinhar para os outros e tem prazer de acolher as pessoas com alimentos. Tem tendência de oscilar o peso, tanto ganhar como perder, com certa facilidade de retenção de líquido, ou seja, é importantíssimo para o canceriano se hidratar bem.

Leão

É outro que mantém uma relação de prazer com alimentação. Leão valoriza o comer bem, mas também é bastante vaidoso, o que o faz monitorar o que leva à boca. É da turma que adora alimentos gostosos, com certos diferenciais – baixo índice de gordura, low carb etc. Faz questão de comer pratos saudáveis e saborosos, desde que isso não reflita no corpo, pois quer se manter muito bem apresentável. Ah! E o prato precisa ser bonito, caso contrário não vai apetecer o leonino. O nativo não costuma ser fã de junk food, mas se optar por esse cardápio, no dia seguinte vai trabalhar para eliminar as calorias que acumulou.

Virgem

Com certeza é o signo mais ligado à alimentação, especialmente o que diz respeito à comida saudável. Enquanto Touro ama comer pratos gostos e se permite excessos e prazeres, Virgem foca em comer bem e só consome alimentos adequados. É o signo que vai ter um cardápio planejado e controlado. Sua alimentação, aliás, é condizente ao estilo de corpo e de vida que tenta ter – se não estiver seguindo essa regra, significa que não está vivendo plenamente esse aspecto na sua vida.

Libra

O libriano tem uma necessidade absurda pelo equilíbrio e, por isso, procura manter uma alimentação mais saudável possível, evitando aumento ou perda de peso. Não à toa, é o signo que resolve os excessos de maneira bem prática – se exagera num dia, no outro fica só na saladinha ou com pratos mais leves. Até quando se entrega à bebida alcoólica, logo depois encara um detox numa boa. Esse cuidado se explica pela vaidade de Libra, que valoriza uma aparência bonita.

Escorpião

Taí outro signo com tendência a ganhar peso por descontar ansiedade e emoções reprimidas no prato, sem contar inclinação para retenção de líquido. Por outro lado, Escorpião consegue fazer um verdadeiro extreme makeover: quando decide emagrecer, emagrece muito! É por essa razão que o nativo pode registrar uma fase de vida gordinho, outra magérrimo. Da mesma forma que decide ser rigoroso com a boca, também se permite relaxar, sem cobranças. O risco é passar os anos alternando a rigidez e o relaxamento à mesa.

Sagitário

Pode ganhar peso em suas inúmeras viagens, já que gosta de experimentar comida diferente e não perde a chance de visitar um restaurante com comida típica. Seu gosto pela aventura vai se refletir à mesa, o que pode levar Sagitário a alguns excessos ou a correr riscos de experimentar tudo o que vê pela frente, sem avaliar procedência, preparo, entre outros detalhes. Se não cuidar, pode cair em roubada e passar mal. Tende a ser bastante ativo, ou seja, consegue compensar seus excesso e manter o peso equilibrado.

Capricórnio

Também tem certa tendência a ganhar peso ou reter líquido, justamente pela necessidade muito grande de controle. Capricórnio é o signo que, quando decide fazer dieta, é extremamente disciplinado. Porém, justamente por buscar tanto o que é correto, acaba fazendo dietas muito rígidas. Por outro lado, quando não está controlando a boca, permite alguns excessos e acaba vítima do efeito sanfona. Como é exigente por natureza, quando opta por uma alimentação mais saudável, vai estudar e tentar levantar o máximo de informações para planejar e preparar refeições apropriadas.

Aquário

Dono de uma vida social intensa, Aquário gosta de comer ao lado de outras pessoas, seja em eventos gastronômicos, em casa ou restaurante – o importante é ter muita gente por perto. Consegue ser equilibrado, alternando os excessos decorrentes a tantos compromissos com um controle maior do que ingere nos dias seguintes. É fã de novidades no campo alimentar, como dietas de moda – o aquariano sempre quer testá-las primeiro. Nessa onda de se entregar ao desconhecido, acaba arriscando a saúde e enfrentando o efeito sanfona.

Peixes

É outro com tendência a oscilar de peso, bem como de enfrentar retenção de líquido e efeito sanfona. Assim, é é importante para Peixes manter o equilíbrio, hidratando-se bem. Ainda tem que tomar cuidado para não exagerar com o sal e tentar não descontar a carência afetiva na comida. Detalhe: quando o pisciano está equilibrado psiquicamente e tranquilo em relação ao emocional tende a cuidar mais da alimentação. É comum alterar a alimentação por crenças pessoais – tornar-se vegetariano pelo amor aos animais, por exemplo. Preza muito pelo bem-estar e pelo estar se sentindo leve, não só do ponto de vista de peso na balança, mas também energeticamente.

Claudia Dias, colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.