Topo

Desabrochar e sair da toca: primavera é hora de renovar; entenda a estação

Primavera é uma estação cheia de simbolismos - iStock
Primavera é uma estação cheia de simbolismos Imagem: iStock

22/09/2022 04h00

O equinócio de primavera é comemorado aqui, no hemisfério sul, dia 22 de setembro, quando começa a primavera. Também conhecido pelos celtas como Rito de Ostara, a data celebra um grande despertar e renascimento terrestre após o inverno, marcando o primeiro dia da estação mais florida do ano.

Já no hemisfério norte, a data se inverte e é celebrada dia 21 de março. Quando esse momento do ano chega, conseguimos ir em busca de um equilíbrio perfeito, plantando aquilo que desejamos colher ao longo dos próximos meses.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Durante o inverno, a sensação é de uma introspecção maior, normal inclusive pelos dias frios que marcam esse período.

Nessa onda mais introspectiva, temos tempo suficiente para avaliar tudo aquilo que precisa morrer dentro de nós, para que o novo possa florescer.

Pois bem! Se você cumpriu sua lição de casa, é chegada a hora de jogar na terra todas as sementes que foram guardadas durante o inverno. Se não cumpriu, a boa notícia é que ainda dá tempo de projetar os novos caminhos daqui pra frente.

Durante os equinócios, dia e noite possuem a mesma duração, simbolizando o momento ideal para equilibrar todas as polaridades como Sol e Lua, feminino e masculino, claro e escuro. O que, em você e ao seu redor, precisa de equilíbrio?

No budismo acredita-se que fica mais fácil passar do sofrimento para a luz durante o equinócio, justamente pelo dia e a noite terem exatas 12 horas de duração.

Deixe as dificuldades irem embora junto com os dias cinzas! É hora de semear a harmonia, a cura, a alegria e, principalmente, a renovação.

O equinócio também marca a época em que os animais saem das tocas e que diversas espécies de plantas florescem. Na agricultura, é quando as sementes devem ser plantadas para começar o cultivo de maneira saudável. Tudo isso influencia na simbologia adotada pelas culturas pagãs durante as comemorações. Fogueiras eram acesas no alto das montanhas, com a esperança de a proximidade com o Sol trazer bênçãos e deixar a terra mais fértil.

Saiba como aproveitar a energia do momento da melhor maneira!

Ritual de prosperidade

Quer atrair mais prosperidade? O momento é agora! Por mais que a gente sempre pense em dinheiro ao falar disso, é legal ter em mente que tudo é um grande fluxo de energia. É preciso desbloquear o caminho para que as coisas possam chegar até você. Que tal fazer a limpa na bolsa ou na carteira? Andar com notas em moedas em dinheiro vivo, mesmo que de pouco valor, também ajudam a chamar essa energia para você!

Florindo a casa

Não tem nada mais alegre que estar rodeado de flores de cheiros e cores diferentes. Por isso mesmo a primavera é a estação mais poética do ano! Mesmo quem não mora em casa e não tem um jardim pode aproveitar dessa estação comprando flores e plantas naturais para decorar a casa. Muitas delas, inclusive, atraem energias específicas e podem harmonizar o ambiente, sabia? A orquídea é a mais queridinha da estação!

Alimentação afetiva

O equinócio de primavera marca um tempo em que precisamos de leveza. Sabia que cuidar da alimentação ajuda nisso? Com os dias mais quentes, escolha pratos mais leves, saladas, muitas cores e alimentos crus. Isso ajuda a renovar a energia do corpo físico, o grande responsável por nos levar onde o pensamento guia. Outro grande ato ritualístico do Ritual de Ostara e fazer pães e ofertar a quem você ama.

Planejamento diário

O fenômeno de ter o dia e a noite com a mesma duração acontece só no equinócio, o que não quer dizer que você não pode replanejar suas tarefas diárias para sobrar um tempinho livre no começo ou no final do dia. É essencial poder olhar com calma para as nossas necessidades individuais, que podem ser desde um banho mais demorado até uma ida despretensiosa ao cinema. Desfrute de você mesmo!

Fique perto da natureza

Para quem mora nas grandes cidades, isso é um grande privilégio. Mas não precisa se esforçar muito pra encontrar um pouquinho de natureza por aí. Trace um roteiro com parques e praças próximos a você e planeje visitá-los aos finais de semana. Se for possível, invente viagens rápidas para lugares próximos. Nada como respirar um ar diferente da rotina e o melhor: puro.