Topo

Ponderado, crítico, conservador... como é o eleitor de cada signo

Universa

17/09/2018 04h00

Cada eleitor é de um jeito… (Foto: iStock)

A poucos dias das eleições presidenciais, é difícil passar imune, mesmo que por algumas horinhas, sem qualquer referência ou comentário político. Pode acontecer na conversa de corredor do trabalho, nas redes sociais ou no papo de vizinho no elevador do prédio.

Tem gente que já diz "oi" e arrasta um discurso infinito pró-partido, enquanto outras pessoas, mais reservadas, só manifestam opinião quando questionadas. E tem aqueles que só vão decidir votar em um ou outro candidato quando já tiver investigado toda sua vida pública e pessoal.

Veja também

Pois sabia que tais comportamentos tão distintos podem estar ligados às características esperadas para as casas  do zodíaco? Com ajuda do astrólogo Victor Augusto de Souza, listamos agora o perfil do eleitor de cada signo.

Áries

Quem é de Áries tende a escolher representantes imponentes, poderosos, diretos, objetivos. E vão defender com unhas e dentes suas escolhas, pois consideram que elas sejam mais importantes e mais corretas que as de outras pessoas.

Touro

O nativo de Touro, por sua vez, é mais conservador e tende a buscar quem é mais tradicional, com um longo histórico político ou que está atuando há mais tempo. O taurino vai querer validar previamente seu voto, buscando referências anteriores dos candidatos e descobrindo como agiram no passado.

Gêmeos

Apesar da característica de mudar de opinião muito rapidamente, Gêmeos é um tipo engajado, que vai utilizar o que há de mais rápido e moderno (pesquisas na internet sobre o histórico dos concorrentes, aplicativos de compatibilidade etc) para auxiliar na decisão de voto. Tendem a optar por alguém ou um partido que apresente suas propostas de um jeito mais claro e de fácil entendimento.

Câncer

Outro signo mais tradicional na urna, Câncer vai se identificar com políticos que tiverem um olhar especial sobre a saúde, a educação e aspectos familiares de proteção. Outro detalhe: tende a ter predileção por mulheres ocupando os cargos.

Leão

Também tem um perfil clássico, mas Leão provavelmente vai optar por quem já é reconhecido, ou seja, políticos que não estão concorrendo pela primeira vez ou que já têm certa notoriedade.

O leonino não é um eleitor quieto: vai debater muito com os colegas, tentando demonstrar que a sua alternativa é a melhor de todas. Sua escolha, que ele enxerga como a mais acertada, será exibida publicamente – na página do Facebook e no adesivo do carro, por exemplo. Se sua opção for eleita, vai acompanhar todos os passos e cobrar pelas promessas não cumpridas.

Virgem

O discurso do candidato pesa muito para a turma de Virgem. O nativo vai pesquisar se o que está sendo dito é verdadeiro ou se há contradição e terá um olhar mais racional sobre a proposta. Como pode não ter certeza absoluta sobre sua escolha, vai preferir não se manifestar claramente, com receio de influenciar outra pessoa de forma errada.

Libra

Quem é de Libra corre o risco de ficar na dúvida entre as alternativas de voto e propostas e, por isso, pode deixar para decidir nos momentos finais da campanha eleitoral. Antes disso, vai pedir opinião e conselhos para pessoas próximas e buscar validações com familiares e amigos – tudo para ter certeza de que está fazendo a melhor escolha.

Escorpião

Escorpião é desconfiado também e não gosta muito de abrir o voto, mas ao se decidir por alguém, vai seguir o candidato e querer saber tudo o que ele está fazendo – e, posteriormente, se está cumprindo sua proposta, já que esta casa do zodíaco tem uma ligação muito forte com o que se é prometido. Curiosidade: boa parte dos políticos é deste signo ou tem Escorpião muito forte no mapa astral pessoal.

Sagitário

Com o nativo de Sagitário, é oito ou oitenta: ou vai ser extremamente político ou, ao contrário, bastante apolítico. No primeiro caso, tende a debater com outras pessoas e estar sempre muito bem informado sobre o andamento das eleições, leis, regras, processos políticos. No lado contrário, vai dominar questões históricas para argumentar que aquela política não foi (ou é) efetiva.

Capricórnio

Buscará propostas mais tradicionais ou mais seguras. Capricórnio costuma optar por grupos políticos que prometem seriedade e firmeza. Além disso, tem maturidade para votar, pois apresenta um senso de responsabilidade política natural.

Aquário

É um signo ligado à força da escolha e pode influenciar o voto de outras pessoas. Aquário costuma trazer alguma informação ou percepção diferente, gerando questionamento entre aqueles que estão à sua volta, já que tem uma grande habilidade de perceber o movimento político da sociedade – quais são seus ideais, seus emblemas, suas motivações. É aquele que levanta a bandeira e veste a camisa quando está dentro de um segmento político, desde que entenda que aquilo é verdadeiro e íntegro para ele.

Peixes

É um signo que vai demorar a se decidir. Peixes tende a pesquisar com antecedência, mas se enrolar no meio da logística, podendo mudar de posiconamento ou esquecer as informações que levantou. Não é raro encontrar um pisciano que defina seu voto só últimos momentos, porque todo o processo vai ser demorado para ele.

 

* Claudia Dias, colaboração para UNIVERSA

 

 

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.