Topo

Saber como cada signo vive o luto ajuda a lidar melhor com a morte

Universa

07/09/2018 04h00

Conhecer bem cada signo pode ajudar a trabalhar o luto (Foto: iStock)

Se tem uma coisa que independe de signo é: todo mundo morre e precisa lidar com a morte em algum momento da vida, por mais doloroso que isso possa ser. Porém, cada pessoa tem uma maneira diferente e muito particular de encarar esses momentos, um comportamento que vai se moldando ao longo da vivência individual de cada um.

Acontece que até mesmo nessas situações os astros dão um jeito de nos influenciar, e sabendo como isso acontece é possível compreender melhor como a dor se manifesta em nós e nos outros. Seja chorando, viajando, comendo ou silenciando, esse autoconhecimento nos torna capaz de confortar a dor da melhor maneira.

 Veja também

Ah! E da próxima vez que se deparar com um comportamento desagradável de alguém que está sofrendo, lembre-se que pode ser simplesmente um mecanismo de proteção. Que tal refletir sobre isso e identificar, também, seus próprios mecanismos? Saber como cada signo do zodíaco lida com o luto pode te ajudar com isso.

Áries

Nativo de Áries, não se revolte quando receber a notícia do falecimento de alguém próximo a você, isso pode gerar uma tensão nada necessária entre as pessoas que também estão sofrendo com o acontecido. Até porque, você sabe que as coisas não vão estar fáceis pra ninguém. Tente não fazer com que a sua dor passe por cima da dor dos outros, nesse momento, por maior que seja o seu sofrimento, você não precisa ser o centro das atenções.

Touro

Apegados a tudo que amam, taurinos têm dificuldade de aceitar a morte e o término daquilo que estão acostumados a ter. Por serem um tanto quanto cabeça dura, podem assumir uma postura descrente quanto aos rumos espirituais das pessoas que partiram e, sem perceber, perder o ânimo de continuar, dia após dia, sem a pessoa querida que se foi. Cuidado também para não descontar a tristeza em comida, Touro.

Gêmeos

A gente sabe, querido Gêmeos, que seu maior impulso natural é comunicar. Mais do que isso, se mostrar presente e preparado para resolver o problema de todos ao seu redor. Por isso, é possível que você, automaticamente, assuma essa postura no momento do luto. Mas é preciso tomar cuidado para não querer cuidar da dor dos outros e ignorar a sua, porque mais tarde ela vem também. Permita-se silenciar para viver esse momento.

Câncer

Por mais que os cancerianos tenham essa fama de dramáticos, a realidade, na prática, pode ser outra. Câncer é um dos signos mais acolhedores do zodíaco e essa característica pode vir à tona, positivamente, em um momento de luto. Por isso, querido canceriano, não negue sua natureza e proteja quem você acha que precisa de proteção. Ofereça colo, casa, carinho para os outros, isso pode te reconfortar e ajudar a superar a sua perda.

Leão

Para que se fingir de forte, quando por dentro você está se sentindo despedaçado, querido nativo de Leão? Tudo bem se sentir triste, isso não significa demonstrar fraqueza. Se conecte com o que está dentro de você , nem que pra isso você precise se afastar um pouco de toda movimentação que te distrai e te afasta do sofrimento. É desse jeito que você consegue descobrir sua força verdadeira e natural.

Virgem

Não adianta, algumas coisas a gente não consegue achar explicação. E tudo bem. Não se castigue mais ainda nesse momento tentando achar algum motivo para as coisas terem acontecido desse jeito ou serem de outro. Isso só vai te fazer sofrer mais ainda, nativo de Virgem. Também não adianta ficar de mal com o divino, seja qual for sua crença. Felizmente ou infelizmente, a gente não pode mudar o modo que a natureza se manifesta em nós.

Libra

Você prefere não pensar muito na morte, já que ela parece assustadora perto de toda a beleza da vida que você cultua. Provavelmente por isso, a notícia do falecimento de alguém próximo pode te deixar assustado e sem chão, com vontade de se afastar do acontecido. Notícia relâmpago: isso não vai fazer com que as mortes e o sofrimento deixem de existir. Que tal encarar seus próprios medos em vez de ignorar a única certeza da vida, nativo de Libra?

Escorpião

Provavelmente você vai ter um rezo, um ritual ou um lugar perfeito de espiritualidade para reconfortar a dor da perda. O importante é lembrar que nem todo mundo vai se identificar com isso e forçar a barra para que façam como você pode ser inconveniente, nativo de Escorpião. Aprender a ouvir os outros é o melhor caminho para ajudar uma pessoa a superar, definitivamente, a tristeza, transformando-a em saudade e boas lembranças.

Sagitário

Se você estiver de luto pela perda de uma pessoa muito próxima, pode sentir vontade de se afastar do lugar que te traz esse sentimento de tristeza e melancolia. Caso esteja ao seu alcance, tente viajar, procure meditar e silenciar não só a sua mente, como as vozes que vêm de fora. Não precisa necessariamente pegar o avião e ir para outro estado ou país, um bate e volta para a praia ou para a montanha já é o suficiente para te reconfortar, nativo de Sagitário.

Capricórnio

Você sabe que tem diversas burocracias para resolver quando algum ente querido morre, e pode usar disso para distrair a cabeça e não pensar na perda. Percebeu a encrenca, né? Lembre-se, nativo de Capricórnio: a primeira coisa a fazer é respirar, assimilar a situação e fazer apenas aquilo que está ao seu alcance. Caso contrário, vai se desgastar tanto que pode somatizar tudo isso em algum resfriado, crise de enxaqueca ou dor de estômago.

Aquário

Nativos de Aquário gostam de falar e honrar aquilo em que acreditam, então podem se sentir úteis fazendo algum discurso durante o velório, ou até relembrando bons momentos da pessoa que faleceu. Cuidado apenas pra não alugar o ouvido alheio com suas histórias que envolvem o falecido, por mais que você se orgulhe delas, tem pessoas que lidam melhor com a dor fazendo silêncio.

Peixes

Se isolar da dor não vai fazer ela deixar de existir, Peixes! A gente sabe que existe um mar inteiro dentro de você, e que às vezes a alternativa que você encontra para amenizar as coisas é mergulhar na sua própria imensidão. Mas escolher por não sentir a dor de uma perda não faz jus à sua natureza. Por mais difícil que seja, tente expor o que sente, seja falando, escrevendo, desenhando ou ouvindo músicas que te ajudem com isso.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

 

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.