Topo

Netuno está retrógrado! Saiba como o movimento impacta na sua vida

Universa

05/08/2018 05h00

O movimento do planeta influencia na sua saúde (Foto: iStock)

Se você tem percebido um clima meio nebuloso no ar ou se rendeu aos momentos de comoção coletiva dos últimos dias, não estranhe: pode ser influência de Netuno, um dos planetas retrógrados atualmente. Mas o que esse movimento impacta na sua vida e na de todo o resto da humanidade?

Para uma melhor perspectiva, vale resgatar alguns detalhes. Na mitologia, o deus grego Poseidon, posteriormente chamado de Netuno pelos romanos, recebeu o reino das águas na divisão feita entre os irmãos, depois que eles derrotaram os pais titãs.

Poseidon não ficou muito satisfeito – seu irmão Zeus se tornou deus dos deuses, enquanto a ele coube o reino submerso, que está sempre se modificando e possui uma série de mistérios.

Veja também

"A simbologia astrológica já traz um pouco dessas questões quando atribui a Netuno as características de uma certa confusão, de nebulosidade e toda a dissolução, que é própria da água", observa a astróloga Maura Lanari. Outro detalhe: Netuno é regente do signo de Peixes.

O planeta foi descoberto em 1846, numa época em que o inconsciente estava começando a ser considerado pelos estudiosos. Por isso, a ele também são associadas questões do nosso subconsciente.

Ciclo em Peixes

Netuno demora cerca de 165 anos para dar uma volta completa no zodíaco. Fica 14 anos em cada signo – está em Peixes desde 2012. Por ano, permanece retrógrado em média 157 dias, ou seja, 43% do tempo. Nesta temporada, o movimento começou em 18 de junho e vai até 24 de novembro. "É um fenômeno recorrente e seus efeitos são sentidos a longo prazo, muitas vezes de forma sutil", pontua a especialista.

O fato de estar retrógrado não significa que está se movimentando em sentido contrário, como o termo sugere. Apenas que, do ponto de vista da Terra, seu posicionamento em relação ao Sol e aos demais planetas leva a uma ilusão de que estaria se movendo em sentido contrário.

"A melhor analogia para isso é quando temos dois carros em movimento, lado a lado. O passageiro que está no mais veloz tem a impressão de que o carro menos veloz está em algum momento andando para trás", exemplifica Maura.

Com Netuno retrógrado, não se percebe uma ação tão evidente no dia a dia quanto a que ocorre com Mercúrio, Vênus e Marte, planetas mais próximos da terra e que representam funções psíquicas pessoais. "Com a energia desses planetas, quando estão retrógrados no céu, parece que as coisas não andam na mesma velocidade", pontua Maura. Aliás, Marte e Mercúrio estão retrógrados também.

Mas algumas influências não passam despercebidas. Do ponto de vista positivo, Netuno remete à força pessoal que nos eleva e faz compreender que somos parte do todo, do universo. "Simboliza o amor universal, esse amor maior que praticamos no dia a dia e temos por toda humanidade", explica Maura.

No lado negativo, são atribuídos a ele os estados de vitimização, vícios e drogas, alterações de consciência provocados artificialmente, a confusão, a sedução, o engano, o fanatismo, comportamentos de massa, enfim, tudo aquilo que é nebuloso.

Como Netuno dissolve os limites do ego, é um período em que ocorrem certas desilusões. Também há uma intensificação dos processos. "Por outro lado, pode haver fantasia e escapismo diante de assuntos que precisam de clareza e foco. A nebulosidade de Netuno torna difícil precisar seus efeitos, mas toda a vez que nos sentimos difusos e pouco práticos, é possível que ele esteja atuando", comenta a especialista.

Lidar com trânsitos de Netuno pede compaixão e aceitação pessoal, com os outros e com situações das quais não temos controle. "Precisamos fazer a nossa parte e entregar com fé aquilo que não nos cabe", diz Maura.

Netuno, aliás, é o deus do milagre. Como observa a astróloga, quando fazemos corretamente nossa lição de casa, a recompensa netuniana é sempre abundante e fértil.

Hora de cuidar do corpo

Netuno toca no inconsciente mais profundo e mexe com questões que envolvem nossa ancestralidade e concepção. Seus trânsitos provocam as mais variadas manifestações nas pessoas, como: cansaço, problemas físicos, sintomas inespecíficos, sono, devaneios, fantasias, maior sensibilidade a drogas lícitas e ilícitas.

"Nesse momento, é importante cuidar do corpo. Exercícios moderados, dieta, massagens e meditação serão bons companheiros nesse período. Feitos com consciência e de maneira intencional, podem ajudar bastante", aponta Maura.

É comum, também, que as pessoas estejam mais propensas em se engajar em comportamentos de massa, seitas religiosas e caminhos espirituais. Como lembra a astróloga, recomenda-se certo cuidado com as questões envolvem a espiritualidade – a chance de desilusões e enganos nessa área aumenta exponencialmente neste período.

"Bom senso é fundamental para não ir atrás de algo ou alguém prometendo mundos e fundos. Qualquer promessa muito mirabolante deve ser rechaçada", diz Maura.

Além disso, a fase de Netuno retrógrado é um bom momento para exercitar a compaixão e a tolerância. "Quanto mais nos conscientizarmos de que somos todos iguais, estamos no mesmo barco e que a dor do outro é minha também, mais vamos colher os benefícios dessa passagem de Netuno pelo signo de Peixes", frisa a astróloga.

Claudia Dias, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.