Topo

Mercúrio retrógrado: quais efeitos isso causa na sua vida a partir de hoje

Universa

26/07/2018 05h00

Como um planeta só para fazer tanta bagunça em nossa vida? (Foto: Istock)

O temido Mercúrio Retrógrado começa hoje, 26 de julho, e vai até o dia 19 de agosto. O fenômeno, que é bem comum, acontece três vezes ao ano (a próxima vez é de 16 de novembro a 06 de dezembro),  por isso é bastante conhecido entre quem acompanha minimamente a Astrologia. Mas por que temido? Mercúrio é um planeta pessoal, que rege principalmente a comunicação, mas também as viagens, negociações e até mesmo os aparelhos eletrônicos. Ao entrar em movimento retrógrado, ou seja, dar a impressão de estar caminhando para trás, podemos sentir um descompasso nos assuntos que o planeta tem influência direta. Mas não precisa se preocupar: não significa, definitivamente, que tudo vai começar a dar errado!

Veja também

"Infelizmente é muito divulgado que a comunicação pode ir de mal a pior nesse período, e por isso as coisas dariam errado. É mito! Na verdade, os erros e falhas que podem, sim, vir a acontecer, são resultado da maior cobrança de qualquer retrogradação: reajustes e revisões", explica a astróloga Kya Mesquita, fundadora do projeto Solare Terapias. Segundo ela, a grande dificuldade dessa fase, na verdade, é a tendência à distração, por isso é preciso redobrar a atenção e a paciência. "É bom evitar negociações se sentir que as coisas não estão claras o suficiente. Podemos ser impulsivos sem perceber", diz.

Kya conta que, por ficar retrógrado no signo de Leão, um signo fixo e de fogo, pessoas com posições fortes no mapa astral em Touro, Escorpião, Leão e Aquário podem se sentir mais desafiadas do que as outras. Sobre posições fortes, entende-se o Sol, a Lua, o ascendente e, no caso, Mercúrio propriamente dito. Outra forma de visualizar a influência para cada pessoa é buscando em qual casa está posicionado Leão no mapa natal.

Por acontecer em Leão, facilita um encontro com o nosso ego e orgulho. Justamente para tomar consciência de que às vezes é preciso mudar algumas concepções que criamos das coisas e de nós mesmos. Padrões de autoconfiança e reconhecimento das nossas próprias capacidades podem e devem ser ressignificados. "Essas características leoninas, unidas ao planeta Mercúrio, podem proporcionar uma grande oportunidade de cura, de enxergar as limitações que temos ao ter ideias fixas sobre quem somos. Afinal, quem somos?", questiona Kya.

Alguns lembretes típicos de Mercúrio Retrógrado são: leia atentamente contratos e documentos, escolha bem ao comprar qualquer aparelho eletrônico, planeje viagens com antecedência, avalie e reavalie tudo o que for dito por você e para você. Evitar imprevistos ajuda a amadurecer com o período. "Esses ciclos são extremamente importantes para que possamos ter mais atenção ao que compartilhamos e também ao que decidimos. É normal que, em um primeiro momento, passemos a nos desentender com o ritmo das situações. Mas, no final, os aprendizados deixados por esse movimento são de muito amadurecimento", esclarece a astróloga.

Veja abaixo as influências de Mercúrio Retrógrado em Leão!

Individualidade

O movimento retrógrado de qualquer planeta sempre incita um período de grande crescimento espiritual. Leão é um signo que representa a nossa identidade, por isso devemos prestar atenção ao desejo de ser aceito no mundo exterior, o das aparências. Como desejamos influenciar o meio social que vivemos? Tome cuidado com exageros, orgulho e, principalmente, a ansiedade de ver nossas ideias se transformando em conquistas.

É o momento de revisar ideias fixadas, nossa comunicação agressiva, impositiva, e entender esse período como uma boa representação da impermanência. Não precisa de sofrimento quando as coisas não saem do jeito que imaginávamos ou quando não somos compreendidos pelo o que desejávamos comunicar. Aprenda!

Relacionamentos

A primeira e a segunda semana de Mercúrio retrógrado podem ser mais densas que a última, por isso, as relações serão afetadas logo nos primeiros dias do fenômeno. É provável que precisemos retornar diálogos ou situações mal resolvidas há um tempo.

Perceber os cenários que trazem à tona pensamentos pré-concebidos sobre o outro dentro das relações é importante para analisar conflitos. Será que eles existem por conta de interpretações distorcidas? Os conflitos que aparecem durante M.R. não podem ser evitados, justamente porque são coisas que já existiam e estavam em aberto, esperando o momento certo para ser debatido. Antes de tudo, certifique-se que realmente entendeu o que a outra pessoa quis dizer e vice-versa.

Trabalho e finanças

Mercúrio Retrógrado não é um bicho de sete cabeças, portanto não vai levar seus negócios ao fiasco. Se houver minuciosidade nos acordos e nas compras, além de um esforço por uma comunicação mais objetiva dentro do trabalho , as chances de algo dar errado diminuem muito, o que consequentemente traz maturidade e sabedoria para  lidar com aprendizados básicos do dia a dia.

Leão representa o dom da criação, por isso, esse pode ser um momento de rever os trabalhos que já estavam em andamento, fazer reajustes, colocar mais criatividade nos bastidores, sem alarmar ou divulgar tanto o que se está fazendo. É preciso redobrar a atenção no que diz respeito a dinheiro , viagens e documentos ou contratos assinados.

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

 

 

 

 

 

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.