Topo

Desapego e rompimentos: como cada signo será afetado pelo eclipse dia 12

Universa

12/07/2018 04h00

Foto: Getty Images

Mais uma série de eclipses se aproxima e o primeiro deles será dia 12 de julho, quando a Lua vai obstruir a luz do Sol. Sempre que um eclipse acontece, em aproximadamente 15 dias acontece outro. Se for solar, como é o do dia 12, o seguinte será lunar e vice-versa.

Todo eclipse solar vem trazer assuntos mal resolvidos e crises do passado à tona, para que possam ser reavaliados e trabalhados, ainda que à força. Neste momento, são as nossas emoções que tendem a guiar as reações e comportamentos em oposição às vontades do ego, por isso preparem-se: o evento promete ser intenso!

O astrólogo e psicólogo Carlos Falcão explica que este eclipse acontece em uma exata oposição a Plutão, que está no signo de Capricórnio.

Veja também

"Desapego, rompimentos e transformações profundas são esperadas e necessárias. Quem não estiver preparado será pego de surpresa, já que, por ser um eclipse solar, é esperado que antigas situações ressurjam das cinzas. Uma amizade ou antigo amor, um lar ou um trabalho. Diversos personagens do passado podem reaparecer", diz.

O segredo para não se frustrar com os acontecimentos do eclipse é entender que, na realidade, as situações que voltam nada mais são do que velhas crises internas que precisam de resolução.

"Plutão praticamente obriga que essas situações sejam, de uma vez por todas, ressignificadas, resolvidas e transmutadas. Caso contrário, o planeta fará isso por conta própria — o que seria bem pior", alerta Carlos. Plutão é regente do signo de Escorpião, que traz a energia da morte e renascimento, por isso é bastante temido.

É importante lembrar que o Sol está no signo de Câncer, portanto, quem é canceriano, assim como os nascidos sob os signos cardeais Áries, Libra e Capricórnio, sentirão mais os efeitos do eclipse.

"De forma geral, assuntos ligados a família tendem a estar sempre presentes quando temos um eclipse em Câncer, que é o signo regido pela Lua. Nesse caso o eixo com Plutão oposto em capricórnio reforça a necessidade de um amadurecimento psicoemocional, seja em qual área da vida essa questão apareça, mas principalmente no que diz respeito a laços familiares", alerta o astrólogo.

Carlos ainda lembra que, estando retrógrado ou não, Marte sempre é um planeta acionador de situações e também deve ser levado em consideração.

"No caso da retrogradação que estamos vivenciando, há necessidade de mais esforço para que as decisões e iniciativas estejam apontadas para os rumos positivos. Marte retrógrado dificulta agirmos como deveríamos, então mais do que nunca é preciso ter os objetivos bem claros, para conseguir ser mais flexível e não comprar brigas à toa", revela.

Veja abaixo como o seu signo no horóscopo será afetado!

Áries

Nem todas as relações são iguais. Melhor definir quem merece ficar perto e quem não merece do que esperar que o autocontrole seja testado para, então, "saborear a raiva agressiva". O signo de Áries será muito testado para lidar com possíveis perdas, inclusive de pessoas próximas.

Touro

Podem ficar com uma sensação de que precisam "se mexer mais" para estar mais conectados com outras pessoas. A comunicação deve ser trabalhada para que não seja um entrave. Há sensação de que a vida corre mais do que se é capaz. É hora de extinguir a preguiça, nativo de Touro.

Gêmeos

O nascido sob Gêmeos deve sentir mais necessidade de ter consigo mesmo formas de se sentir mais próximo da família de origem. Fotos, presentes recebidos e objetos que remetam a momentos do passado podem "ativar" novas necessidades emocionais existentes anteriormente, mas latentes no momento.

Câncer

Sentirá nitidamente a dificuldade em se mostrar e se sentir à vontade consigo mesmo. Aquilo que precisa ser conquistado pode ser mais difícil quando "não se consegue adaptar" ao que a vida propõe. O nativo de Câncer poderá enfrentar pesados sentimentos de rejeição.

Leão

Deve manter a humildade em reconhecer que há energias sutis que vão dar o tom dos acontecimentos. Nem sempre será como você quer, nativo de Leão, e agora é hora de exercitar a aceitação e compreensão da natureza das leis cósmicas e espirituais.

Virgem

O olhar crítico de Virgem vai ficar mais exigente, e isso tende a travar diversas situações de vida. Saber largar mão de regrinhas pessoais vai ajudar a trabalhar melhor em grupo. Aceitar que muitas pessoas podem ter opiniões melhores também ajuda. Atenção: evitar críticas a amigos próximos.

Libra

Deve usar a energia que gera aquela sensação interna de indecisão com criatividade. Principalmente em ambiente social ou público, já que algumas divergências podem exigir assertividade e coragem para definir um lado.

Não improvisar seria bom, nativo de Libra… Mas para isso há que se encontrar uma postura e convicção firmes.

Escorpião

Nada como uma boa dose de ressignificação daquilo que lhe é sagrado, nativo de Escorpião. É possível que alguns conceitos e crenças sejam quebrados ou dissolvidos com realidades que podem vir à tona de forma inesperada.

Sagitário

Pra quem gosta de exagerar, chegou a hora de criar um pouco de responsabilidade e disciplina. Em diversos momentos pode ser que os nascidos sob Sagitário se coloquem em situação de risco, com atos aparentemente positivos, mas com alto potencial de destruição. Cuidado!

Capricórnio

Conduzir situações exige talento e sensibilidade, o que permite se colocar no lugar do outro. Sem esse altruísmo, nativos de Capricórnio tendem a tomar posturas com grandes possibilidades de rompimentos, perdas, separações e finais de ciclos, em geral de forma bastante turbulenta.

Aquário

A natureza inquieta pode gerar tensões no ambiente de trabalho, que acabam sucumbindo a relação profissional entre os envolvidos, seja com pessoas ou com a própria atividade. Nem toda divergência precisa ser discutida, nativo de Aquário. O desafio é não caçar diferenças para saborear discussões sem fim.

Peixes

Para Peixes, é difícil ter algo pra criar/mostrar e sentir que ninguém dá valor a isso. Saber desconectar o que se oferece com o que o mundo lhe dá em troca é uma postura que visa curar a si mesmo das expectativas elevadas que se tem em relação à vida e às pessoas.

*Por Camila Eiroa, colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.