Topo

Fim de Júpiter retrógrado: o que vai melhorar com esse movimento?

Universa

10/07/2018 04h00

(iStock)

Se você está angustiado desde março com uma resposta importante no trabalho que não chega, um negócio que não se concretiza, um bloqueio criativo que está tirando seu sono ou uma venda que já quase desistiu de tanto esperar, temos uma boa notícia. Hoje, 10 de julho, Júpiter sai do seu movimento retrógrado e os projetos começam a retomar seu fluxo normal.

Retomar o fluxo? Sim!

Diferente do que o termo retrógrado induz, não significa que o planeta se movimenta para trás – apenas que, do nosso ponto de vista na Terra, aparenta que Júpiter está recuando. Como a Terra segue seu deslocamento tradicional, é quase como a sensação que temos quando estamos no carro em trânsito e passamos por algum objeto parado ou em velocidade muito menor.

Veja também

"Pelo movimento da Terra e pela angulação que se forma com Júpiter e o Sol, a impressão é que ele está indo para trás, mas não está. É que o vetor de funcionamento dele acontece no vetor inverso", explica Thiago Anselmo, astrólogo, tarólogo e terapeuta holístico do canal Portal Lughnasadh, no Youtube.

Apesar do fim oficial do período retrógrado de Júpiter, até até sexta-feira, 13, ele se mantém num movimento estacionário. Isso quer dizer: pela ilusão de ótica criada, nestes três dias, não estará se movendo nem para frente, nem para trás. "Em 13 de julho, passa a visivelmente a andar para frente", comenta o especialista.

Júpiter costuma ficar retrógrado, em média, 4 meses por ano. Mas pode variar, mantendo-se nesse movimento por 3 ou mesmo 5 meses. Nestas ocasiões, a condição do planeta provoca reflexos no desandar de diferentes situações associadas ao signo Sagitário, do qual é regente, pois existe uma analogia entre os dois em vários aspectos.

Como explica Thiago Anselmo, Sagitário é o signo da expansão, do conhecimento, do entusiasmo, dos idiomas, das grandes viagens, da busca constante, da expansão, do aprofundamento de conhecimentos. "Além disso, na astrologia arcaica, Júpiter é considerado o grande beneficiador dos mapas, o que significa que, onde estiver no seu mapa, vai beneficiar", diz.

Expanda!

O verbo expandir tem muito a ver com Júpiter e, por isso, ele está ligado a projetos de vida, a inspirações pessoais e profissionais. Quando retrógrado, é comum as pessoas terem a sensação de que tudo está emperrado e que as coisas não acontecem do jeito que se deseja.

"Surge uma frustração porque a expectativa que havia para aquele projeto não acontece da forma esperada, ou melhor, no tempo que estamos energeticamente acostumados", pontua o astrólogo. Por isso, a partir de agora, espere que os fluxos andem conforme você estava adaptado.

Como sobreviver aos períodos retrógrados

Em tempos de planetas em movimentos cósmicos alterados – e sempre há algum deles nessa condição, como Marte retrógrado neste momento, é uma boa oportunidade para as pessoas se interiorizarem nas áreas às quais os planetas estão ligados e rever expectativas.

O astrólogo observa que é preciso quebrar o paradigma de que um planeta estar retrógrado é algo ruim. "É apenas um ritmo diferente, que pode gerar desconfortos e frustrações, porque fazem a gente sair do movimento energético que estamos habituados e temos que nos adequar a isso, já que fazemos parte desse sistema de fluidez astral, de fluidez genética, através dos astros", diz Thiago.

Segundo ele, o adequado é as pessoas se prepararem para as fases em que um planeta estará no movimento retrógrado, entendendo como tirar proveito destas situações. "Na leitura de mapa natal, é possível saber como esses planetas se expressam e funcionam para a vida delas", finaliza.

* Por Claudia Dias, em colaboração para UNIVERSA

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.