Topo

Lua rosa? Entenda fenômeno que acontece no domingo e quais suas influências

Universa

29/04/2018 05h00

Antes de mais nada: não, a lua não vai ficar rosa no céu. O nome Pink Moon, ou Lua Rosa em português, é apenas um termo atribuído à primeira lua cheia da primavera no Hemisfério Norte, que nas tradições tribais norte-americanas era fortemente comemorada pelas pessoas. Foi chamada assim em homenagem a uma flor de cor rosa que surgia durante a primavera dos Estados Unidos e do Canadá. Já no Hemisfério Sul, o fenômeno marca a primeira lua cheia do outono e acontece no dia 29 de abril. É a lua cheia do ciclo de Touro, um signo que fala de abundância, prosperidade, fertilidade e amor.

Veja também:

O que faz dessa lua cheia diferente das outras é o fato de ela estar em Escorpião, signo intenso por natureza. "Escorpião trabalha o inconsciente, as sombras, a escuridão. A lua cheia, naturalmente, ilumina todas as nossas emoções. A tendência, portanto, é que nessa lunação tudo que está imerso em nosso interior venha à tona, principalmente as crenças limitantes e os padrões de comportamento negativos. É um período que favorece tomar mais consciência de todas as ações que precisamos transformar para poder alcançar nossos objetivos", explica a astróloga Amanda Rodrigues.

Amanda destaca que no dia 29 teremos a oportunidade de enxergar tudo o que está dentro da gente com uma visão pragmática, como quem esvazia um armário para organizar de novo. O grande pulo do gato está em buscar soluções criativas e inovadoras, entender que os problemas existem mas não necessariamente é preciso se identificar com eles. "É hora de romper os padrões", crava a astróloga. E quais são esses padrões? Amanda é categórica: "O que o externo vendeu pra gente? Valores que a gente traz da ancestralidade, da família e da sociedade e que hoje vemos que não faz sentido. Muitas vezes somos escravos de projeções, crenças e valores que não nos representam".

Oportunidade de libertação

Se você sempre achou que precisava de uma carta de alforria para se libertar de velhos padrões, chegou a hora de aproveitar as influências astrológicas para colocar isso em prática! "Já estamos passando por esse processo de limpeza há um tempo, mas agora é o grande ápice dessa transformação. Não é preciso se desprender das bases, mas é importante se reestruturar a partir de quem verdadeiramente somos", diz a astróloga. Essa lua cheia em Escorpião vem exatamente para mostrar quem somos, por isso silenciar e mergulhar em nosso próprio interior é um dos conselhos que Amanda dá para o dia.

Ferramentas de autoconhecimento são essenciais no processo. "Muitas pessoas estão procurando ajuda de terapeutas, psicólogos e profissionais que orientam o humano. Isso está muito exaltado justamente porque o cenário é de limpeza total, de desapego e reconexão com nosso amor próprio e poder pessoal", observa Amanda. Enquanto a lua transita por Escorpião, o Sol transita em Touro, signo que cuida das posses, dos prazeres e dos valores. Quem nunca ouviu falar que taurinos são materialistas? O segredo aqui é justamente o equilíbrio das necessidades materiais com a realização pessoal e espiritual.

Quem tem ascendente ou lua em Escorpião pode sentir as influências da lunação mais fortemente, mas todo mundo pode e deve aproveitar o momento para evoluir. Se for difícil entender em qual momento ou em qual aspecto a vida está travada, uma dica é escrever em um papel tudo aquilo que você gostaria de mudar e meditar sobre isso, para, em primeiro lugar, tomar consciência desses processos — coisa que a lua cheia facilita com maestria. "Meditar durante a lua cheia é uma grande oportunidade. É um período que temos uma tremenda energia à nossa disposição, um momento para desintegrar energias negativas, pensamentos e emoções ruins", finaliza a astróloga.

(Por Camila Eiroa, colaboração para Universa)

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.