Topo

Ascendente: Você sabe como esse 'segundo' signo influencia sua vida?

Universa

24/03/2018 04h00

 

Entenda como signo ascendente diz muito sobre como você se apresenta (Foto: iStock)

Você até sabe qual é o seu ascendente, mas não entende exatamente o que isso significa?  Entre os mitos e verdades que existem na astrologia, o ascendente ocupa um lugar importante na nossa personalidade: a maneira como nos mostramos ao mundo e também como as pessoas nos veem.

Quem explica é a astróloga Rosa di Maulo. Segundo Rosa, o ascendente é a nossa apresentação pessoal, a nossa face mais exposta, a nossa persona. "As características do ascendente são as primeiras que a pessoa mostra. É a primeira impressão que marca nos relacionamentos", esclarece.

Por exemplo, sabe quando você começa num trabalho novo? É com o seu ascendente que as pessoas o conhecem. O mesmo vale para início de relacionamentos amorosos.

Veja também:

Escrito nas estrelas

Diferentemente do signo solar, que é determinado pelo dia de nascimento, o que decreta o signo ascendente é o horário. "O ascendente é a constelação que estava no horizonte no instante que a pessoa nasceu", afirma Rosa.

A astróloga também informa que se uma pessoa veio ao mundo perto do nascer do Sol, por exemplo, terá o mesmo ascendente que o signo (que é a posição do Sol). "Se foi perto do pôr do sol, o ascendente será o signo oposto ao do Sol".

Seu propósito na vida

Sabe quando você se sente sem foco, completamente perdido no mundo? Seu ascendente pode te ajudar a achar seu caminho. Segundo Rosa, ele representa o projeto de vida da pessoa, o que ela quer ser, o que ela escolhe, e isso se reflete no dia a dia. "É a luta diária, movida pelos desejos, por aquilo que a pessoa quer conquistar. Se torna a motivação para as ações e atitudes", comenta.

Aliás, por isso mesmo, dizem por aí que nós viramos o nosso ascendente depois dos 30 anos. E essa sabedoria popular até faz certo sentindo. "É a fase (depois do retorno de Saturno) que a pessoa amadurece e se compromete mais com seu projeto de vida. Aquilo que ela quer construir fica mais importante e se expressa mais facilmente".

Combinado com o signo solar, ele também pode somar qualidades para que alcancemos os nossos objetivos. E tudo vai depender dos elementos fogo, terra, ar e água -cada signo é regido por um deles. A astróloga afirma que quando o ascendente é do mesmo elemento que o signo solar, a pessoa passa uma transparência maior e o projeto de vida dela tende a ser mais de acordo com o que a realiza internamente. Elementos compatíveis (ar-fogo, terra-agua) também oferecem facilidades. Inclusive, é possível saber quais são as piores e melhores combinações.

Coisas para superar

O ascendente também aponta desafios a vencer. "É o caso de ascendente em Virgem que imprime timidez, ou Capricórnio que se cobra perfeição, ou Áries que, às vezes, demonstra agressividade que nem sempre a pessoa tem", comenta Rosa. Outro exemplo também é o ascendente em Libra, que dá mais espaço aos desejos dos outros do que ao próprio desejo e faz tudo para agradar.

Segundo a astróloga, talvez o ascendente mais difícil seja Escorpião que costuma esconder os desejos e intenções e parecer uma "pedra" ou um "iceberg" quando quer. Já Aquário demonstra muita ansiedade e tem dificuldade de particularizar os próprios desejos que são projetados nos desejos coletivos. Por fim, Peixes também tem dificuldade de delimitar o projeto de vida e pode passar uma imagem de "barco à deriva" ou de "confusão".

Porém, tudo isso vai depender do signo e de outros fatores do mapa astral de cada um. "Independentemente do ascendente, o que a pessoa realiza e seu centro energético tem a ver com o signo, o ascendente apenas contribui apontando caminhos, determinando escolhas e o jeitão da pessoa", comenta.

Por Geiza Martins, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.