Topo

Mercúrio está retrógrado! Entenda o que é e como seu signo será afetado

Universa

23/03/2018 04h00

Mercúrio entra em retrogradação dia 23 de março no signo de Áries, de elemento fogo e regido por Marte, o planeta guerreiro (Foto: iStock)

Até quem não acredita em astrologia pode se sentir curioso com a movimentação do céu nos dias de Mercúrio retrógrado. "Retrogradação é uma ilusão de ótica. A astrologia toma como ponto referencial de observação a Terra, nosso planeta. Então, quando a gente olha pro céu, a impressão que dá é que os planetas estão retrógrados, ou seja, andando para trás. Mas, na verdade, eles só diminuíram a velocidade em relação ao movimento da Terra", explica Amanda Rodrigues, astróloga e criadora do Astrodica.

Mercúrio na astrologia significa a comunicação, as negociações, as pequenas viagens, nosso poder intelectual, nossa mente e até mesmo o trânsito. O planeta fica retrógrado três vezes ao ano, sendo a primeira agora, do dia 23 de março ao dia 15 de abril. "Como Mercúrio é um planeta pessoal, naturalmente sentimos mais facilmente a influência e a ressonância dele sobre nós. Quando é ele que entra no movimento retrógrado, as pessoas acabam dando mais importância", diz a astróloga.

Veja também:

"Quando Mercúrio fica retrógrado, traz uma falha na comunicação, por isso é preciso pensar antes de falar, refletir antes de agir, ler e reler para que o entendimento seja pleno, sem ruídos", conta Amanda. Além disso, a tecnologia e os aparelhos eletrônicos também devem ganhar mais atenção durante esses dias. "É muito comum que computadores e celulares quebrem ou comecem a falhar. Não é uma lei, mas é importante estar atento. Não precisa deixar de comprar eletrônicos, mas ter cuidado com os mínimos detalhes é importante", reflete Amanda.

"A palavra é de prata e o silêncio é de ouro"

Mercúrio entra em retrogradação dia 23 de março no signo de Áries, de elemento fogo e regido por Marte, o planeta guerreiro. É urgente que todo mundo tome consciência da agressividade, da impulsividade e da intolerância. "Com a gente também, mas principalmente com ideias divergentes. O quanto a gente consegue ouvir o outro sem querer impor a nossa verdade?", questiona Amanda. E completa: "Este momento vem pedir para que a gente tenha empatia e compaixão".  Para isso, ela indica exercícios que levem a interiorização, para direcionar a energia explosiva de Áries de maneira mais assertiva.

"Se for viajar, planeje tudo nos mínimos detalhes. Contratos devem ser lidos e relidos. Conversas sérias precisam ser levadas com calma, por isso, é bom estudar antes o que vai falar. A proposta é que a gente saiba equilibrar a nossa fala. Outra dica é tomar cuidado com o trânsito para evitar acidentes, existe a tendência de ficar impulsivo e ter atitudes arriscadas. É um momento de ter uma DR com você mesmo", aconselha a astróloga. Também é comum que relações do passado, principalmente as mal resolvidas, voltem para que a gente possa resolver as pendências e encerrar de vez ciclos antigos.

Todos os planetas em algum momento ficam retrógrados, menos o Sol e a Lua. A próxima retrogradação de Mercúrio acontece do dia 26 de julho ao dia 19 de agosto, em Leão. Vai trabalhar a expressão da nossa verdade e a reconexão com o nosso eu. Já no final do ano, o planeta da comunicação fica retrógrado do dia 17 de novembro ao dia 7 de dezembro, em Sagitário. Será tempo de repensar as crenças, as leis, a justiça e tudo o que a gente acredita como verdade enquanto sociedade.

Veja como Mercúrio Retrógrado afeta o seu signo! 

Áries

Sua individualidade e personalidade são colocadas em pauta. O momento pede uma análise e revisão de quem você é por inteiro. Desde suas convicções, ações, pensamentos, desejos e anseios. O que te impede de realizar e manifestar o que você quer? As suas vontades e ações vêm do ego, da necessidade de aceitação ou do coração? O momento do nativo de Áries é de desconstrução, criatividade e renovação. E pede cautela, paciência e tolerância com os próprios processos e com os dos outros. Direcione sua energia para ações que contribuam para a sua realização pessoal e profissional.

Touro

Encerrando ciclos. O momento pede introspecção e reflexão para que se tenha consciência de aspectos, sentimentos e pensamentos inconscientes, ocultos ou relacionados ao passado. Fazer as pazes com velhas feridas e consigo mesmo, acolhendo suas sombras e atravessando possíveis desafios, é fundamental para que você possa crescer e experimentar a segurança e estabilidade que tanto busca no momento presente. Coragem! Intuição em alta. Prestar atenção em sonhos. Práticas de autoconhecimento, espirituais e meditação são uma boa pedida. O momento da pessoa de Touro também pede revisão de gastos, planejamento para possíveis investimentos e poupança.

Gêmeos

O quanto através do seu potencial de fala e comunicação você pode trazer luz às suas sombras e ajudar a transformar o coletivo? Como você vem contribuindo para o seu convívio social? Bom momento para Gêmeos para rever as amizades, seus ideais, suas causas, no que você acredita e pelo quê vem lutando. É importante analisar a veracidade da informação, apurar, antes de compartilhar e passá-la adiante. Sabemos que mentira tem perna curta e ela sempre aparece. Também é válido revisar gastos e planejamento para possíveis investimentos e poupança. Ah! Autorresponsabilidade é fundamental, e se sentir vontade de fazer trabalho voluntário, é uma ótima oportunidade.

Câncer

A casa dez indica energias positivas para pessoas que buscam educação e fortalecimento do conhecimento para assuntos e razões profissionais. O período é muito favorável para aqueles que desejam aumentar seu conhecimento em busca de carreiras mais lucrativas e posições mais influentes. O momento é bom para habilidade ligadas à organização e capacidade de planejar o futuro. Posições de poder e liderança tendem a ganhar destaque e respeito neste período. A capacidade de comunicação das pessoas de Câncer é evidenciada e pode gerar atitudes um tanto egoístas, por isso é preciso ter atenção e cuidado quando o assunto for sucesso.

Leão

O período pede revisão e reflexão sobre os seus gastos, valores, crenças, ideais e filosofia de vida. É interessante também o aprofundamento de novos conhecimentos. Expandir os horizontes e perceber que a sua verdade não é absoluta. O quanto a diversidade pode agregar em quem você é? O momento de Leão também é favorável para programar, organizar viagens e/ ou qualquer assunto relacionado com intercâmbio (vistos, passaportes, documentação). Trabalho, rotina, saúde e bem-estar também podem ser foco de atenção.

Virgem

Nesse momento o inconsciente se faz presente para se tornar consciente e proporcionar grandes transformações, principalmente sobre questões emocionais. O potencial está em conseguir discernir o que te faz bem ou não, onde vale você depositar sua energia ou poupar esforços, e através de uma conversa séria consigo mesmo, tomar consciência do seu poder pessoal e valor, itens fundamentais para alcançar a estabilidade e leveza emocional, principalmente na vida afetiva. Paciência, forçar situações pode não ajudar. O nativo de Virgem também deve prestar atenção nas finanças, gastos, investimentos, poupança e heranças. 

Libra

A comunicação se torna realmente uma preocupação para Libra, principalmente com os parceiros (afetivos e profissionais). Pode ser que você sinta sua energia baixa, limitada, sem conseguir expor seus reais sentimentos, interesses e desejos. Não se preocupe, o momento pede para que realmente você revise seus pensamentos para que então possa agir e tomar decisões. Durante esse período você também pode tomar consciência de possíveis relacionamentos abusivos (abuso de poder, controle, ciúme, posse). Ótimo para avaliar sua autoestima, autoconfiança, amor-próprio e se empoderar. O que precisa ser transformado para que seja possível reconhecer seu poder pessoal?

Escorpião

Hora de Escorpião cuidar da rotina, trabalho, saúde (corpo + mente  + alma) e bem-estar. Organização, disciplina e foco para aumentar a produtividade. Momento de inovar e usar a criatividade para criar e elaborar novos projetos, estilo de vida (mudança de hábitos), novas soluções para velhos problemas. Mas antes, quais são os padrões de comportamento que te impedem a concretização dos seus objetivos? De ser produtivo, focado, organizado? Hora de reparar, para então, agir. Energia você já tem, só precisa direcioná-la de forma assertiva.

Sagitário

Com esse trânsito é possível que Sagitário reveja e reflita sobre o que faz você feliz, o que acende seu fogo interior, traz paixão, vigor e brilho nos olhos. O momento é de buscar inspiração e renovar suas motivações. Qual o seu propósito? Mercúrio retrógrado traz o chamado para você tomar consciência sobre as suas potências, dons criativos e artísticos. Resgate hobbies e atividades que estimulam a sua criança interior. Os últimos tempos foram de grandes responsabilidades, esforço e trabalho, agora é hora do prazer se juntar à sua vida. Fique de olho, apenas, na arrogância, no orgulho, excesso de euforia e precipitação nas ações e decisões.

Capricórnio

Pode ser que você esteja com novos projetos em mente, pensando em mudanças e transformações. Esse período vai te ajudar a pensar em todas as atitudes necessárias para que sua ação seja assertiva e os movimentos sejam realizados com segurança, discernimento, organização e planejamento. Possibilitando que uma nova fase de estruturação e colheita se inicie para o nativo de Capricórnio.

Aquário

Esse período pede, antes de tudo, calma para o nativo de Aquário. O seu processo racional já tende a ser rápido. Com mercúrio retrógrado na sua área de comunicação e negociação, aprendizado e troca, é importante pensar e repensar antes de falar e compartilhar as informações, ler e reler contratos, documentos, avaliar se pode realmente cumprir o que promete, para que não seja pego de surpresa com os desdobramentos. O momento favorece a sua expressão e amplia sua capacidade de fortalecer, criar ou resgatar vínculos.

Peixes

Momento de cuidar da sua relação consigo mesmo e material (financeira), além de ter consciência do seu potencial! Organização e planejamento até se sentir verdadeiramente seguro para agir. É como se estivesse preparando o terreno para receber e cultivar novas sementes. Como tem usado o seu dinheiro? O que você considera gasto e investimento? Hora de rever seus valores e desejos. Investir em si mesmo é sempre uma boa pedida para Peixes. O que te faz verdadeiramente bem? O que pode ajudar na sua autoestima e autoconfiança? Aproveite!

Camila Eiroa, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.