Topo

Horóscopo: o que você precisa saber antes de ler para entender melhor

Universa

15/03/2018 05h00

(Foto: Getty Images)

Além do signo solar — aquele do seu dia de aniversário –, existem outras características que podem e devem ser levadas em consideração se você quer aproveitar o horóscopo da melhor maneira. Pensando nisso, separamos algumas dicas:

Signo solar

É o mais conhecido. Sabe quando alguém pergunta seu signo e você manda a resposta na lata? Esse é o signo solar, identificado pelo seu dia de nascimento. No zodíaco existem 12 signos, que transitam pelo céu a cada 30 dias aproximadamente — período relacionado à passagem do Sol pela região do céu em que está cada signo. Na astrologia, traduz a nossa verdade individual: quem somos, nossas vontades e comportamentos. No horóscopo, para poder traçar as tendências, os astrólogos usam o signo solar na casa 1 — em um mapa que contém 12 casas em que os signos são encaixados. É por isso que o horóscopo diário para o seu signo pode não ser tão preciso, já que nem todo mundo tem o Sol na casa 1 ou em graus próximos a ela. O ideal é sempre ler o signo solar e o ascendente.

Veja também:

Ascendente 

Para descobrir qual o seu ascendente, é preciso saber seu horário, data e local de nascimento — é possível usar inúmeras ferramentas disponíveis na internet. Além de falar sobre a nossa relação com o mundo exterior, o ascendente pode dizer muito sobre a nossa aparência física. É também responsável pelo jeito como nos apresentamos, como vemos e somos vistos no mundo. Se você não tem certeza sobre o seu horário de nascimento, é melhor procurar um astrólogo que faça uma técnica chamada de "retificação de horário". E se quiser continuar a aventura pelo horóscopo nosso de cada dia, pode ler as tendências para outros elementos do seu mapa, como a Lua. 

Lua 

Dona das nossas emoções mais profundas, a Lua mostra sua influência não só no céu, como no mapa astral. Com as informações que você separou para descobrir seu ascendente, é possível descobrir em qual signo está posicionada a Lua no seu mapa natal. Pra quem quer começar a descobrir a influência dos astros na personalidade e nas emoções, estudar e identificar essa tríade é um ótimo começo. A Lua fala sobre nossa expressão sentimental, não só a que está ligada aos relacionamentos amorosos, mas toda afetividade e sentimento de "estar em casa". Ser uma pessoa extremamente emocional pode demonstrar a tendência de se identificar mais com o signo lunar do que com o signo solar, portanto acrescentar esse item à sua leitura no horóscopo pode ser bem interessante.

Previsões ou tendências? 

Horóscopos diários, semanais ou mensais apontam tendências para cada signo. Por isso é importante não ficar esperando que tudo aconteça exatamente como está descrito. Afinal, duas pessoas com o mesmo signo solar, ascendente e Lua podem ter características bem distintas no mapa astral, levando os trânsitos planetários para interpretações diferentes. Através da observação dos astros e planetas no céu, astrólogos fazem um trabalho sério para entender como isso pode ou não afetar cada um dos 12 signos. Mas é importante lembrar que nada tem como objetivo limitar atitudes ou pensamentos. 

Mapa astral x horóscopo

Quem quer se conhecer melhor pela astrologia pode fazer o mapa astral. Com as informações necessárias para descobrir os signos solar, lunar e ascendente, você ainda pode identificar onde os outros planetas estão posicionados e como isso te afeta no seu mais profundo eu. Também dá pra saber se você está na cúspide de algum signo, ou seja, no começo ou no final do seu próprio signo. Isso atrai características do signo posterior ou anterior ao seu e ler as tendências para ele pode ser bastante significativo também. Descobrir em qual signo está cada planeta permite trazer para a leitura dos trânsitos uma influência individual para você, já que o seu mapa natal é único.

Por Camila Eiroa, em colaboração para Universa

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.