Topo

5 banhos de ervas para se proteger e curtir o Carnaval com muita energia

Universa

10/02/2018 05h00

Prepare banhos de ervas para aproveitar o Carnaval com muita proteção e energia (Crédito: Pexels)

 

Se você adora Carnaval e só descansa quando é Quarta-feira de Cinzas, as ervas podem te ajudar a curtir a festa do melhor jeito: protegido e energizado. Separamos cinco banhos para quem quer, além de proteção, arrasar na paquera, voltar pra casa só quando o sol raiar e ainda por cima cuidar dos pezinhos cansados.

É importante lembrar: não tome banhos de ervas sob o efeito de qualquer substância. E a "dica da bruxa" é descartar as plantas que usou na terra, não no lixo comum — qualquer vasinho ou canteiro já serve.

Veja também:

Para se proteger

Aposte em um banho de guiné. A erva é facilmente encontrada em seu estado seco e é ideal para manter bem longe toda influência negativa, inclusive as de natureza sexual. A guiné elimina o cansaço e a indisposição, e tem como diferencial o poder de facilitar a comunicação com os bons espíritos e os seres de luz. Pra não entrar na bad e conseguir ficar longe de qualquer cilada, ouvindo a intuição para decidir o melhor roteiro. Ferva um litro de água e, assim que entrar em fervura, desligue o fogo, despeje um punhado de guiné seca e deixe repousar por meia hora. Aproveite para tomar um banho higiênico caprichado. Coe a infusão e despeje do pescoço pra baixo. Dica: faça esse banho na noite anterior de se jogar na folia e, depois de feito, descanse!

Xô, borocoxô!

Sem força pra levantar do sofá enquanto o bloco passa? O alecrim pode ajudar. Além de antidepressivo, ele é altamente energético (se você for uma pessoa ansiosa, pode trocar por manjericão ou levante, ok?) e vai te colocar para dançar. Com a erva seca, faça infusão em um litro de água assim que entrar em ponto de fervura, mas com o fogo desligado. Deixe em repouso enquanto você toma seu banho higiênico, em seguida coe e despeje do pescoço pra baixo. Se o alecrim for fresco, use dois ramos de tamanho médio (10 cm) e, em uma bacia com meio litro de água em temperatura ambiente, mergulhe a planta e faça o processo de amassar as ervas até que o sumo das folhas saia, deixando a água esverdeada. O restante do procedimento é o mesmo.

Chama-crush

Prepara que a Vênus vai estar em Peixes a partir do sábado, dia 10. Clima de romance no Carnaval! E pra chegar no crush tem que se sentir arrasando, né? Esse banho vai te ajudar: flor de hibisco, óleo de ilangue-ilangue e canela em pau. Prepare uma infusão com um litro de água e ferva. Depois que levantar fervura, desligue o fogo, acrescente um punhado de flor de hibisco seca, 5 gotinhas de óleo essencial de ilangue-ilangue e uma canela em pau. Deixe repousar por meia hora enquanto você toma um banho higiênico caprichado, da cabeça aos pés e depois é só coar a infusão e despejar no corpo do pescoço pra baixo. O óleo essencial deixa a pele hidratada e você vai se sentir a própria Afrodite.

Relax para os pés

Aqui o banho é para seus pés, esses guerreiros que aguentam firme e forte seu agito! Chegou em casa com aquela dor, uma sensação de esgotamento e até os dedos estão latejando? Aposte em um escalda-pés de camomila e arnica. A camomila ajuda a acalmar os músculos, enquanto a arnica vai trabalhar diretamente na circulação, melhorando inchaços e hematomas ou torções. Prepare uma bacia com dois litros de água quente, 1 xícara de chá de camomila seca e três colheres de sopa de arnica, também seca. Deixe em infusão enquanto você toma banho e depois, com a água do escalda-pés já morna, repouse os pés e aproveite o momento de spa particular. Ah! Se não tiver arnica seca, pode apostar em um punhado de sal grosso, que também estimula a circulação do sangue, ok?

Recarregando as energias

Quarta-feira de Cinzas e bate aquele sentimento de ter exagerado no Carnaval? Por excesso de folia ou de bebedeira, nosso nível energético pode ir ao chão e a disposição física praticamente desaparece. E já que a semana continua, melhor pedir uma ajuda às ervas. Com arruda fresca — planta famosa por sua ação contra energia negativa –, alecrim e hortelã — que dão energia –, você prepara um banho de limpeza daqueles! O ideal é que as ervas estejam frescas, então se prepare para já ter tudo na geladeira, certo? Coloque um litro de água em temperatura ambiente em uma bacia, junte as ervas e amasse-as com as mãos, liberando o sumo que deixa a água esverdeada e cheirosa. Repouse a mistura enquanto você toma um banho higiênico (não se esqueça de lavar a cabeça!), coe e despeje no rosto e no corpo, principalmente ombros e costas. Esse banho deve ser feito entre o final do dia e a noite, para que depois você repouse e descanse antes de voltar ao trabalho. Nada de after em cima da hora, ok? E nem de tomar a cerveja que ficou esquecida na geladeira.

Por Camila Eiroa, em colaboração para o UOL

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.